O Que é a Classificação Indicativa dos Filmes e Séries?
Você sabe para que serve a classificação indicativa? Ela ajuda a identificar conteúdos que não são recomendados para determinada faixa etária. Saiba mais no artigo.
1 de fevereiro de 2021
Muito provavelmente você já ouviu falar em classificação indicativa e deve ter reparado nos símbolos que aparecem antes ou durante os programas serem exibidos na TV, incluindo filmes, séries, desenhos, etc. Isso acontece para avisar o telespectador de que aquele conteúdo é livre para todas as pessoas assistirem ou não é recomendado para determinadas idades.
Quer saber mais sobre como ela funciona no Brasil? Então acompanhe o artigo!
Classificação indicativa: o que é?
Segundo a Secretaria Nacional de Justiça (SJN), a classificação indicativa é um conjunto de informações sobre um conteúdo audiovisual que alerta os pais ou responsáveis acerca da adequação de horário, local e faixa etária indicadas para assistir à obra.
No Brasil, a SNJ e o Ministério da Justiça (MJ) são os responsáveis pela classificação de:
- programas TV;
- filmes;
- seriados;
- livros;
- espetáculos (teatro, shows, etc);
- jogos eletrônicos;
- jogos de interpretação (RPG);
- entre outros.
Geralmente, profissionais de áreas como Psicologia, Direito, Comunicação Social e Pedagogia fazem a classificação. Eles avaliam se há conteúdo com cenas de sexo, drogas e violência, identificam os temas e a idade para a qual a programação não é recomendada.
Para definir a faixa etária correta, o analista avalia se há agravantes e atenuantes na obra, além de sua temática. Os agravantes seriam a apresentação de detalhes que aumentam o impacto da cena, a sonoplastia e o enquadramento da imagem.
Por outro lado, quando a obra mostra comportamentos cooperativos, solidários, de valorização da vida e do ser humano, as cenas são consideradas atenuantes e isso ajuda a reduzir a classificação.
Por que a classificação é importante?
Os pais e responsáveis têm o direito de saber, debater e escolher o tipo de entretenimento a que os filhos têm acesso. Afinal, crianças e adolescentes estão se desenvolvendo, portanto, o que assistem pode influenciar na sua formação (tanto positivamente, quanto negativamente).
Alguns conteúdos podem desencadear nos jovens alguns comportamentos preocupantes, como a agressividade, fobias, ansiedade, obesidade, isolamento, submissão, apatia e erotização precoce. Por isso, é tão importante prestar atenção na classificação indicativa dos filmes e programas diversos que são exibidos.
A SKY Pacotes oferece opções para todos os gostos e faixa etária! Você pode escolher o melhor conteúdo para toda família, com canais educativos, infantis, de entretenimento, com filmes e séries para crianças, para adolescentes e adultos!